09/05/2009

Presos envolvidos no seqüestro e tortura de equipe do O Dia

Cerca de 80 policiais civis e militares participaram, nesta quinta-feira, de operação para prender milicianos acusados de envolvimento no seqüestro e tortura de jornalistas do O Dia, em diversos bairros do Rio. Segundo informações do O Globo, quatro pessoas foram presas, sendo três policiais militares, e respondem por formação de quadrilha armada. Porém, nem todos teriam participado diretamente do crime contra os jornalistas.

Foram presos os PMs Fabio Gonçalves Soares, o Fabinho Catiri; Marcos Antonio Alves da Silva, o Marcos do Bope; e André Luiz de Mattos, o Cocada. O outro preso foi identificado como Nilson Bueno, o Nilson Faustão. Com eles, a polícia apreendeu um fuzil, quatro revólveres, um binóculo, uma camisa com o símbolo do Bope e um colete à prova de balas.

A operação, realizada em vários bairros da cidade, envolveu policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco- IE) com ajuda das Corregedorias da Polícia Civil e Militar. O objetivo era cumprir sete mandados de prisão e 29 de busca e apreensão expedidos pelo juiz Alexandre Abraão da Vara Criminal de Bangu.

No dia 14/05, uma repórter, um fotógrafo e um motorista do O Dia foram seqüestrados e torturados por um grupo de homens que pertencem à milícia da Favela do Batan, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eles passaram 14 dias no local para mostrar como é a vida numa região dominada por uma milícia. O fato só se tornou público no sábado (31/05).

Nenhum comentário: